Google Académico

 Sugestões de pesquisa avançada do Académico

Pode aumentar a precisão e eficácia das suas pesquisas no Google Académico adicionando "operadores" que refinem os seus termos de pesquisa. Em alguns casos, pode adicionar operadores na caixa de pesquisa do Google Académico; noutros casos, será útil utilizar a página de Pesquisa avançada do Académico.

Apresentamos em seguida os operadores mais comuns do Google Académico:

Pesquisa por autor - Restringir por publicação - Restringir por data - Outros operadores

Pesquisa por autor

A pesquisa por autor é uma das formas mais eficazes de localizar um ensaio em particular. Se souber quem escreveu o ensaio que procura, pode simplesmente adicionar o respectivo apelido aos termos de pesquisa.

Por exemplo:
A pesquisa [friedman regressão] devolve ensaios sobre o tema da regressão escritos por pessoas chamadas Friedman. Se pretender pesquisar o nome completo de um autor ou o apelido e as iniciais, introduza o nome entre aspas: ["jh friedman"].

Quando uma palavra representa o nome de uma pessoa e um substantivo comum, poderá ser aconselhável utilizar o operador “autor:”. Este operador apenas afecta o termo de pesquisa imediatamente a seguir, não podendo haver qualquer espaço entre “autor:” e o termo de pesquisa.

Por exemplo:
[autor:flores] devolve ensaios escritos por pessoas com o nome Flores, enquanto [flores-autor:flores] devolve ensaios sobre flores e ignora ensaios escritos por pessoas com o nome Flores (um sinal negativo à frente de um termo de pesquisa exclui resultados que contenham esse termo de pesquisa).

Poderá utilizar o operador com o nome completo de um autor entre aspas para refinar ainda mais a sua pesquisa. Tente utilizar iniciais em vez de nomes próprios completos, uma vez que algumas fontes indexadas no Google Académico apenas referem as iniciais.

Por exemplo:
Para localizar ensaios da autoria de Donald E. Knuth, poderá experimentar [autor:“d knuth”], [autor:“de knuth”] ou [autor:“donald e knuth”].

Restringir por publicação

(Esta opção apenas está disponível na página de Pesquisa avançada do Académico.)

Uma pesquisa restringida por publicação apenas devolve resultados com palavras específicas de uma determinada publicação.

Por exemplo:
Se pretender pesquisar no Journal of Finance artigos sobre fundos de investimento, poderá começar da seguinte forma:

   

Contudo, tenha em atenção que as pesquisas restringidas por publicação poderão ser incompletas. O Google Académico reúne dados bibliográficos de inúmeras fontes, incluindo a respectiva extracção automática a partir de textos e citações. Estas informações poderão estar incompletas ou até incorrectas; muitas publicações preliminares, por exemplo, não dizem onde (ou mesmo se) o artigo acabou por ser publicado.

Em termos gerais, as pesquisas restringidas por publicação são eficazes se tiver a certeza do que procura, mas são frequentemente mais limitadas do que se poderia esperar.

Por exemplo:
Poderá chegar à conclusão de que uma pesquisa de [fundos de investimento] em todas as publicações oferece resultados mais úteis do que uma pesquisa mais específica de "fundos" apenas no Journal of Finance.

Por fim, tome em consideração o facto de o nome de uma revista poder ser escrito de várias formas (por exemplo, Journal of Biological Chemistry é frequentemente abreviado para J Biol Chem); como tal, poderá ser necessário tentar diversas grafias de uma determinada publicação de modo a obter resultados de pesquisa completos.

Restringir por data

(Esta opção apenas está disponível na página de Pesquisa avançada do Académico.)

As pesquisas restringidas por data podem ser eficazes se estiver à procura dos mais recentes desenvolvimentos numa determinada área.

Por exemplo:
Apresentamos em seguida um exemplo de como poderia pesquisar artigos sobre películas supercondutoras publicados desde 2004:

   -   

No entanto, tenha em atenção que algumas fontes Web não incluem datas de publicação e que uma pesquisa restringida por data não devolverá artigos cuja data de publicação o Google Académico não tenha conseguido determinar. Como tal, se tiver a certeza de que foi publicado um artigo sobre películas supercondutoras este ano e não for possível localizá-lo através de uma pesquisa restringida por data, tente efectuar novamente a pesquisa sem a restrição por data.

Outros operadores

O Google Académico também suporta a maior parte dos operadores avançados da pesquisa na Web do Google:

  • o operador "+" garante que os resultados incluem palavras, letras ou números comuns que a tecnologia de pesquisa da Google geralmente ignora, como, por exemplo, em [+de knuth];
  • o operador "-" exclui todos os resultados que incluam este termo de pesquisa, como, por exemplo, em [flores -autor:flores];
  • a pesquisa por expressão apenas devolve resultados que incluam esta expressão exacta, como, por exemplo, em ["tal como gosta"];
  • o operador "OU" devolve resultados que incluam qualquer um dos seus termos de pesquisa, como, por exemplo, em [opções de compra ou venda];
  • o operador "notítulo:" como, por exemplo, em [notítulo:marte] apenas devolve resultados que incluam o termo de pesquisa no título do documento.